EXERCICIO FISICO É SAÚDE

Sendo um dos objectivos neste tema "Vida Saudável", dar a conhecer a importância de uma boa alimentação, do exercicio fisico regular e de uma vida regrada, como contributos para o nosso bem estar publicamos este texto da Revista Deco-Proteste.

Em breve teremos os nossos próprios conteudos escritos por especialistas que convidaremos a participar, com textos sobre diversos tópicos relacionados com o tema.

" Andar a pé, subir escadas, ir às compras ou praticar outra actividade que o faça mexer-se contribui para o bem-estar físico e emocional e ajuda a prevenir doenças, como a obesidade e problemas cardiovasculares.
Movimente-se, pelo menos, 30 minutos diários, por períodos mínimos de 10 minutos. Com uma actividade mais intensa e de maior duração, os ganhos serão maiores.
A Organização Mundial de Saúde estima que o sedentarismo seja responsável por cerca de dois milhões de mortes anuais, ao nível mundial. As doenças crónicas não transmissíveis, como o cancro, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e doença mental, são a principal causa de morte, incapacidade e perda de qualidade de vida, sobretudo, nos países desenvolvidos. Para prevenir estas doenças, recomenda-se um estilo de vida saudável, que inclui a actividade física regular.
A Direcção-Geral da Saúde tem um plano de educação para a saúde ao nível da actividade física, salientando a sua importância para a qualidade de vida, seja qual for a idade. Ao nível local, as câmaras municipais têm um papel a desempenhar. Além construírem infra-estruturas para a prática de exercício, como piscinas municipais e circuitos de manutenção, devem conceber os espaços de modo a facilitar a prática de actividade física, sobretudo, nas zonas urbanas: as ruas e estradas, por exemplo, têm de ser desenhadas a pensar também nos ciclistas e peões.
Os profissionais de saúde, em especial os médicos de família, devem combater o sedentarismo, incentivando os seus pacientes a mexer-se.
Já os utentes, convém que consultem o médico antes de iniciarem um programa de treino e escolham uma actividade que possam praticar com prazer. A consulta médica prévia é obrigatória no caso dos doentes crónicos.  
Quando começar a praticar exercício, deve ter algum cuidado. Comece devagar e aumente o ritmo gradualmente, para evitar lesões. Dependendo dos seus objectivos, pode ser necessário adaptar a alimentação. Por exemplo, se pretender perder peso, terá de comer menos do que gasta. Caso entre em competições, pode precisar de ingerir mais alimentos ricos em hidratos de carbono.
Os especialistas distinguem actividade física, exercício e desporto. A primeira inclui todos movimentos corporais que implicam dispêndio de energia, enquanto o segundo é algo planeado e estruturado, como uma aula de ginástica ou um treino de jogging. O desporto envolve competição. Seja qual for a definição técnica, todas estas actividades são essenciais para a saúde e bem-estar."





1 comentário:

  1. Belos conselhos sim. Eu adoro praticar exercicio fisico principalmente no verão. Durante o verão vou todos os dias no fim de jantar passear o meu cão e costumo ir muitas vezes para a piscina nadar. Ja durante o Inverno torna-se muito mais complicado mas com o tempo tudo se consegue.

    ResponderEliminar